segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Semana 1 - Escopo

Visão geral

1.    Situação problema

Descuido, falta de equipamentos adequados e até exaustão provocam 700 mil acidentes de trabalho por ano em todo o país (segundo dados levantados pela Previdência Social e pelo Ministério do Trabalho), tais dados  revelam a seriedade do problema, que atinge trabalhadores de várias profissões. As áreas nas quais ocorrem mais acidentes são a construção civil e o setor de serviços. Ademais, acidentes domésticos são bastante frequentes quando o assunto é fixar um prego (em madeiras, paredes, etc). Nesse sentido, o atual projeto foi pensado visando garantir segurança no manuseio de ferramentas, evitando o risco de machucar as mãos do indivíduo, pensado para ser fácil de usar e evitar lesões e fraturas que são comumente causadas nesse meio. Além disso, o equipamento desenvolvido é simples e manual, o que diminui ainda mais os riscos de uso. Por fim, o projeto ainda é uma solução de economia, visto que possui pequeno custo de produção, tornando-se uma opção melhor do que equipamentos industriais, como o pregador elétrico.

2.    Justificativa

O projeto foi escolhido devido ao baixo custo de fabricação, o grande número de acidentes relacionados à fixação de pregos, a falta de um equipamento parecido. Após discussão dos membros sobre os projetos anteriores, e este se mostrou o mais viável em termos de situação problema, inventividade, eficiência e gastos financeiros.

Como possíveis referências bibliográficas, o grupo pode vir a utilizar artigos sobre resistência de materiais.

Os materiais a serem utilizados são:
• Barras de metal
• Tinta
• Dobradiça

3.    Objetivos do projeto

O projeto tem como objetivo substituir a necessidade de contato direto e exposto das mãos do usuário à ferramentas, como o martelo, visto que tal equipamento desenvolvido é capaz de garantir firmeza e estabilidade no momento de fixar pregos de diversos tamanhos.

4.    Resultado esperado

Espera-se um equipamento leve, compacto, resistente e que cumpra o objetivo esperado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário